25 maio 2016

Forte Princípe da Beira - Costa Marques / Porto Murtinho / Novo Planalto / Bom Sucesso

Saí na sexta feira 13 de maio de 2016 de Ji-Paraná, encontrei o amigo Andarilho da Amazônia (Antonio) em São Miguel do Guaporé onde o acompanhei por alguns dias da segunda etapa da Expedição Rondon 2016, na qual visitamos algumas vilas e cidades do estado de Rondônia, até chegarmos em Costa Marques e enfim ao Forte Principe da Beira.... conheci muita gente boa e lugares maravilhosos do nosso querido estado de  Rondônia.
Sem dúvidas Rondônia oferece muitos atrativos interessantes para turistas de fora e do próprio estado, sendo que falta um pequeno esforço das autoridades (muitas vezes incompetentes) para  que se faça a coisa toda funcionar! Mas no geral ainda temos muitas aventuras escondidas por Rondônia a fora.

As fotos na sua grande maioria estarão publicadas no blog do Andarilho Expedições (http://andarilhoexpedicoes.blogspot.com) onde vocês poderão visualiza-las bem como suas incontáveis viagens ao redor do mundo. 
Minha primeira viagem com a VOVOZONA minha tenere 600cc ano 91. Coincidentemente no aniversário de casamento... dia 13 e tinha que ser na sexta feira... kkkkkkkkkkkk. Esta viagem durou 4 dias ida e volta. Agradeço o amigo Andarilho da Amazônia Brasil (facebook), que tornou essa viagem inesquecível possível.
Pensem numa roupa empoeirada... rsrs!
Entrada principal do Forte.
Canhão com o detalhe da Coroa Portuguesa.

Entrada lateral onde dava acesso aos barcos que vinham pelo foço que circunda o Forte.




Selas onde ficavam os presos.



Igreja Católica de Rolim de Moura/RO.

Banhado e área de garimpo em São Miguel do Guaporé.

Bom Sucesso

 Ponte sobre o rio Bandeira Branca.

Café produzido em Rondônia.

Artesanato em Porto Murtinho/RO

Aqui as coisas ainda funcionam a moda antiga - Porto Murtinho/RO

Canoas dos pescadores

Dona Sebastiana, apesar da idade e cadeira de rodas não perde a festa do Divino Espirito Santo do Guaporé, faz questão de se fazer presente todos os anos.

Rio Guaporé / Porto Murtinho/RO.

Este barco se chama Karité - quer dizer Igreja, onde se carrega a Coroa e afins da Festa do Divino Espirito Santo do Guaporé, é proibido que mulheres entrem nesse barco, seu uso é restrito somente aos homens que fazem parte de um grupo especifico para conduzirem o Carité entre as vilas que fazem parte da festa (tradição é tradição...).


Igreja Católica em Porto Murtinho/RO



A vida na vila é tranquila!


Rio Guaporé - Porto Murtinho/RO


Restos de cerâmica indigena comum de se achar nesses lugares!

Almoço mais que saboroso!

Na vila (Porto Murtinho/RO) uma tarde quente pede um mergulho no Rio Guaporé!


Escola Indigena em Porto Murtinho/RO

Casas típicas em Porto Murtinho/Ro


2 comentários:

  1. Anônimo26/5/16

    Muito bom Fabiano, realmente devemos valorizar o que fazemos e mostrar para o mundo nossa terra; estarei sempre acompanhando suas andanças, pois sempre vamos aprendendo e conhecendo novos lugares com os irmãos da estrada. Abraço e parabéns pelo blog, tá show!
    Andarilho.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Fabiano,
    Gostei do seu blog, ele é bem diversificado. Parabéns por buscar informações e conhecimentos deste Estado que tem muito ainda a ser explorado.

    ResponderExcluir

Muito obrigado pelo seu comentário!